🇧🇷Dois anos, um “logo” e a importância da “accountability”!

Reflexões
Ciência
Carreira
Author

Emilyn Costa

Published

7 January 2025

“‘Accountability’ gera capacidade de resposta.” — Stephen R. Covey

Dois anos, um “logo” e a importância da “accountability”!

Hoje é 7 de janeiro de 2025 — dois anos desde a minha primeira publicação de 2023. E aqui estou, com meu “logo” (Socorro! 😅). Refletindo sobre esse período, vejo que 2023 e 2024 foram anos de dúvidas e desafios profissionais. Como a vida não se divide em caixinhas, esses desafios acabaram impactando todas as áreas da minha vida. Continuo como pós-doc na Universidade de Stellenbosch, no mesmo grupo de pesquisa (@TBGenomics 🫶🏽).

Hoje quero falar sobre algo que aprendi nesse processo: a importância da “accountability” 🫂.

Sabe aquela palavra que não tem tradução exata para o português? Para mim, essa palavra significa ter uma rede de apoio sólida, pessoas com quem posso contar, dividir minhas angústias e celebrar conquistas. Ela carrega os conceitos de confiabilidade, responsabilidade e compromisso. “Accountability” vai além de cumprir prazos ou alcançar resultados; trata-se de ter com quem contar — alguém para dividir dificuldades e multiplicar forças. E acredite, isso faz toda a diferença na vida de um(a) cientista 👩🏾‍🔬🧑🏼‍🔬!

A gente vive em um turbilhão de prazos, artigos inacabados, experimentos que precisam ser planejados, executados e muitas vezes repetidos, eventos… É fácil se sentir sobrecarregado e perdido.
Por isso, ter colegas que te entendem, te inspiram e te motivam é fundamental. Pessoas com quem você pode ser vulnerável, falar sobre os desafios da carreira, e até desabafar sobre aquele “puxa-tapete” que você encontrou no congresso caro que você pagou pra ir.

Aliás, falando em congressos, é maravilhoso reencontrar colegas/amigos, conhecer gente nova e ficar por dentro das últimas descobertas. É como uma injeção de ânimo! A gente sai de lá querendo ganhar o Nobel (quem nunca?! 🤪). Mas, no final das contas, o que mais valorizo são as conexões que crio, as conversas de corredor, os cafés compartilhados… É nesse ambiente que uma “accountability” pode florescer.
Como é bom reencontrar colegas de outros continentes, falar de protocolos e pipelines, mas também dos aspectos das nossas culturas, da geopolítica, da culinária, da História, etc.

Para quem pensa que a melhor parte de um congresso é o turismo, digo que isso vem em segundo lugar (aí você fala: “uhum, sei!” 😅). O verdadeiro brilho está em reencontrar colegas queridos, trocar ideias com novos contatos e ter uma prévia do que há de mais recente na ciência, antes mesmo de ser publicado.

Costumo dizer que os anais de um congresso são como uma revisão da literatura em um ambiente descontraído, com mentes brilhantes e colegas estimados.
É claro que, vez ou outra, encontramos os temidos “puxa-tapetes”, mas até eles fazem parte do aprendizado.

Hoje, quero agradecer à minha rede de apoio, que talvez não chegue a cinco pessoas 🥹.
São colegas que dividem comigo a bancada e escritório ou aqueles que, mesmo de longe, compartilham experiências e apoio. Eles me ajudam a navegar pelas incertezas da carreira.

São essas pessoas com quem posso conversar sobre os desafios da vida acadêmica: ser cientista no e do hemisfério sul, mulher, estrangeira e parte de um “limbo” chamado “early-mid career” (início-meio de carreira), tentando se encontrar nesse sistema acadêmico que, convenhamos, deixa muito a desejar…
Mas isso é assunto para outro post! (Vou limpar a definição do meu “logo”, prometo! 🫡).

🌟 Minha mensagem para você, leitor(a):

Cultive sua rede colaborativa, mas também sua rede de suporte emocional e profissional.
Invista em “accountability”!
Use eventos científicos, cafés, caminhadas ou encontros online como oportunidades para fortalecer essas conexões.
Escolha mentores com cuidado. Nem todo orientador será seu mentor, e tudo bem. Quando mentoria e supervisão se combinam, é maravilhoso, mas nem sempre acontece.
Escolha aqueles com quem você pode “contar” 🙋🏻‍♀️ 💁🏿 🙆🏻‍♂️ 🙅🏿‍♀️ 🙆🏽‍♀️.

Que sua jornada seja repleta de pessoas com quem dividir desafios e celebrar conquistas 🫰🏽!


P.S.: Espero conseguir seguir em 2025 com as resoluções que fiz em 2023 😅.
Criar um espaço para compartilhar minhas experiências está na minha lista de resoluções desde 2010, mas só em 2023 tirei a ideia do papel (ou melhor, das subpastas!).
Até logo mesmo! Já vou começar a rascunhar o texto do próximo post.
Acho que publicar mensalmente seria uma periodicidade sustentável, não acha?
Se você leu até aqui e se identificou com o tema, gostaria de saber sua opinião 🤲🏽!
Compartilhe suas reflexões (emilyncosta@gmail.com) ou me marque nas redes sociais (@emilyncosta) (Bem, na verdade o meu Instagram é privado, mas estou disponível em outras redes sociais :) ).
Apesar de não ser a rainha das mídias sociais, prometo responder com o maior prazer. 😊

Emilyn Costa.

Citation

BibTeX citation:
@misc{costa_conceição2025,
  author = {{Emilyn Costa Conceição} and Costa, Emilyn},
  title = {🇧🇷Dois Anos, Um “Logo” e a Importância Da “Accountability”!},
  date = {2025-01-07},
  url = {https://emilyncosta.com/posts/002-accountability/index.pt.html},
  langid = {en-GB}
}
For attribution, please cite this work as:
Emilyn Costa Conceição, and Emilyn Costa. 2025. “🇧🇷Dois Anos, Um ‘Logo’ e a Importância Da ‘Accountability’!” https://emilyncosta.com/posts/002-accountability/index.pt.html.